O café “Expresso” ou “espresso” (a primeira na grafia aportuguesada e a segunda na grafia italiana, original) é um método de preparar café através da passagem de água quente (não fervente) sob alta pressão pelo café moído. Para isso, ele precisa ser feito em máquinas específicas que aumentam a pressão dessa passagem para até dez atmosferas ou bars (A New Coffee Machine tem as melhores máquinas do mercado).

Esse processo deixa a bebida com uma qualidade superior e com sabor acentuado, pois o grão moído é aproveitado em toda sua essência e o líquido fica com muito mais consistência do que o café coado.

O espresso geralmente é servido em xícaras menores, ele tem também uma concentração maior de cafeína que o café comum e as máquinas costumam dar uma camada extra mais cremosa por cima.

Um café espresso bem tirado possui três partes principais: coração, corpo e espuma — sua característica mais marcante: a espuma de cor semelhante ao caramelo-escuro que permanece sobre a superfície do expresso, composta por óleos vegetais, proteínas e açúcares.
É uma bebida sofisticada, ótima para ser dividida com amigos, negócios e famílias…ou simplesmente depois de uma refeição gostosa ou num bate papo descontraído.

Você, já tomou o seu espresso hoje?